Clínica de Recuperação em São Roque, Endereço: George Hiroki Ito, 125 - Sítio Pinheiral - (11) 99647-1354 (11) 91875-6925
quebra
quebra
Doenças causadas pelo alcoolismo
quebra

Doenças causadas pelo alcoolismo

As doenças causadas pelo alcoolismo surgem devido ao uso prolongado do álcool. Pessoas que consomem bebida alcoólica sem moderação não percebem os danos causados e nem que necessitam de tratamentos, e por isso acabam continuando no vício e se agravando cada vez mais.

O grau de comprometimento dos órgãos varia de acordo com a quantidade de bebida consumida e o efeito também é diferente para cada indivíduo, e depende de vários fatores.

Vejamos algumas doenças que são causadas pelo alcoolismo:

Hepatite alcoólica

É uma doença inflamatória causada pela degeneração do fígado e pode ser considerada uma pré-cirrose, se desenvolvendo devido ao consumo excessivo de álcool.

Os principais sintomas são: olhos e pele amarelados, abdômen inchado, náuseas e vômito. O tratamento para essa doença é que o consumo de álcool seja interrompido e também que o paciente seja acompanhado por um hepatologista, para evitar complicações mais graves.

Cirrose

É uma das doenças causadas pelo alcoolismo mais grave pois não se trata de uma doença causada apenas pelo uso da bebida, mas o uso contribui para que aumente significativamente.

Com relação aos sintomas, a cirrose causa lesões hepáticas irreversíveis, pois ocorrem após vários episódios de hepatite.

O consumo prolongado de álcool acarreta na perda gradativa das funções do fígado que podem evoluir para um estado crônico e levar a óbito.

Cerca de 40% dos casos de inflamações menores evoluem para um caso mais grave, e quando não há alteração no funcionamento do fígado pode ser recomendada a realização de transplante de fígado. De qualquer modo, o paciente não deverá de forma alguma consumir mais álcool.

Gastrite

Trata-se de uma inflamação que causa um desconforto na região do abdômen, e o indivíduo fica com dificuldades de se alimentar. A bebida alcoólica causa irritação na mucosa do estômago, tornando-o mais ácido.

Além do desconforto, outros sintomas como perda de apetite, azia, náuseas e vômitos, podem aparecer.

O álcool também pode interferir na digestão e no tempo de esvaziamento estomacal como úlceras, refluxo e azia.

O tratamento deve ser feito sob supervisão de um gastroenterologista, que deverá indicar o uso de medicamentos que irão proteger a mucosa do estômago e aliviar os sintomas causados. O álcool também deve ser totalmente evitado durante o tratamento.

Câncer

As toxinas que são produzidas na degradação do álcool danifica o DNA e as proteínas, e isso leva ao crescimento anormal das células.

O consumo excessivo leva a menor absorção dos nutrientes, aumento do estrogênio e danos às células já existentes.

Podemos dizer que o consumo de álcool pode afetar no surgimento de pelo menos 7 tipos de câncer: faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama.

Nesse caso os exames preventivos são essenciais, mas quando já houver a doença, o tratamento deve ser feito por um oncologista que vai indicar qual o melhor tipo de tratamento para o momento, que pode ser quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Por fim, a pelagra também é considerada uma das doenças causadas pelo alcoolismo que afeta na absorção das vitaminas.

Nesse caso o tratamento é feito por um dermatologista e é comum que seja indicado uma dieta rica em vitamina B3 e uma suplementação adequada.

quebra