Clínica de Recuperação em Minas Gerais
Como sugere o nome, a clínica de recuperação é um espaço de recuperação do dependente químico.
Ela representa uma das saídas mais completas no tratamento do dependente com histórico de uso abusivo e contínuo de álcool e drogas.
Além de tratar do vício, ela oferece todo o suporte necessário para que o paciente retome o controle da sua vida, e tenha o processo de reinserção na sociedade mais tranquilo e duradouro.
Os próprios familiares e amigos de adictos, impactados diretamente pela doença e muitas vezes reticentes à internação, com o tempo, percebem que essa é a única oportunidade para resgatar a vida do indivíduo.
Muitas pessoas têm preconceito, por isso é importante buscar informação e conhecimento, pois promover a internação de um dependente químico próximo de você pode ser a única saída para salvar a vida dele.
O que é uma clínica de recuperação e como ela funciona?
A casa de recuperação é um espaço de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, onde o foco é dar suporte ao dependente em um momento que ele já não consegue se controlar e afastá-lo do consumo das substâncias químicas.
A extensão dos serviços oferecidos e a abordagem utilizada, são próprias de cada local, mas é comum que as clínicas tenham uma estrutura física especializada e uma equipe multidisciplinar à disposição, que utiliza uma abordagem humanizada e individualizada.
Cada detalhe deve ser pensado para proporcionar conforto, acolhimento, segurança e qualidade de vida ao dependente, que são aspectos que costumam ser negligenciados na rotina de quem tem vício em álcool ou outras drogas.
Qual é o objetivo de uma casa de recuperação em Minas Gerais?
O principal objetivo de uma casa de recuperação é tratar a dependência química e devolver a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes, e não estamos falando aqui apenas do espaço, mas sim oferecer aos pacientes novos propósitos de vida e permitir que eles conheçam suas próprias limitações diante da doença.
É claro que, fora da clínica, recaídas podem acontecer, e uma hora a autonomia aos pacientes será devolvida, por isso todo um trabalho terapêutico é desenvolvido para que eles sejam capazes de tomar decisões mais acertadas.
Para que tudo isso seja possível, a participação dos familiares e amigos é parte fundamental do tratamento.
Fases do tratamento em casas de recuperação em Minas Gerais
Cada casa de recuperação tem suas próprias diretrizes, mas a maioria divide o tratamento da dependência química em três etapas distintas e complementares:
- Acompanhamento biopsicossocial: é uma linha de tratamento que prevê uma abordagem mais humanizada e individualizada do paciente, elaborada com base em protocolos científicos.
- Terapia racional emotiva: abordagem criada pelo psicólogo Albert Ellis, é um dos métodos usados no tratamento de dependência química e alcoolismo, com princípio fundamental em trabalhar a consciência realista do paciente, fazendo com que ele reflita sobre as suas ações e os seus sentimentos.
- Programa dos 12 passos: desenvolvido por Bill W. e Dr. Bob S. em 1935, a proposta é que o dependente químico reconheça o vício e a sua impotência perante ele, para depois conquistar sua sobriedade.