Dependência de drogas ilícitas: Como reconhecer e tratar?
Drogas ilícitas são aquelas cuja fabricação, venda, distribuição e uso são considerados ilegais. Elas englobam substâncias como maconha, cocaína, heroína, crack e afins.
A sua ilegalidade está pautada principalmente nos efeitos perigosos que representam aos usuários e pessoas ao entorno de dependentes químicos.
A grande maioria das drogas ilícitas são altamente viciantes e, por isso, não requerem usos frequentes e regulares até que a pessoa se encontre em estado de dependência química.
A dependência de drogas ilícitas, por sua vez, representa a falta de controle quanto a como, quando e onde usar substância. Embora todos conheçam seus perigos, negligenciar o uso pode ser uma tarefa complexa, especialmente quando há muito estímulo para o seu uso.
Com o tempo, um usuário pode ficar viciado nos efeitos mentais ou físicos da droga. Isso o leva a precisar de mais da substância para obter os mesmos efeitos. Sem ajuda, uma pessoa com dependência de drogas ilícitas muitas vezes coloca sua saúde e segurança em perigo.
É importante lembrar, no entanto, que o vício não é uma fraqueza ou uma escolha. De acordo com a American Society of Addiction Medicine (ASAM), o vício é uma doença crônica que faz com que as pessoas busquem recompensa ou alívio por meio de substâncias ou outros comportamentos.
Saiba mais a respeito!
Tipos de drogas ilícitas
Os efeitos das drogas ilícitas dependem do tipo de droga consumida. Elas são agrupadas em categorias com base em seus efeitos:
Estimulantes
Estimulantes incluem cocaína ou metanfetaminas. Eles causam hiperatividade e aumentam a frequência cardíaca e a atividade cerebral.
Opioides
Os opioides são analgésicos que também afetam as substâncias químicas no cérebro que regulam o humor. Eles também podem deprimir ou desacelerar o sistema nervoso central e afetar a respiração.
Alucinógenos
Maconha, cogumelos com psilocibina e LSD são considerados alucinógenos. Eles alteram a percepção do usuário sobre espaço, tempo e realidade.
Depressores ou sedativos
Essas drogas nem sempre são ilícitas. Mas as pessoas podem ficar viciadas em medicamentos prescritos de todos os tipos. O efeito “anestesiante” que certos analgésicos causam pode ser um forte chamariz para pessoas que buscam se desvencilhar de sentimentos como frustração, tristeza e afins.
Reconhecendo os sinais do vício em drogas ilícitas
Algumas pessoas viciadas em drogas ilícitas podem misturar várias substâncias diferentes. Esses indivíduos também podem alternar o consumo entre variadas opções de substâncias químicas. Mas não importa como as drogas são tomadas, existem certos comportamentos que podem indicar a presença do vício:
- Mudanças significativas, incomuns ou repentinas no nível de energia;
- Comportamento agressivo ou mudanças repentinas de humor;
- Preocupação quanto a como e onde obter e usar drogas;
- Afastamento de amigos e familiares;
- Novas amizades com outros usuários;
- Participar de eventos sociais onde a droga estará presente;
- Problemas crônicos de saúde ou uso continuado da droga apesar dos riscos físicos;
- Comportamento que viole a moral ou os valores pessoais de alguém para obter a droga;
- Consequências legais ou profissionais do uso de drogas ilícitas, como prisão ou perda de emprego.
Vale ressaltar, ainda, que existem também algumas consequências e sinais que são particulares e relacionadas ao uso de cada droga.
Mas quando o indivíduo passa a transparecer algum dos sinais mencionados, é hora de acender o alerta e manter-se disponível para oferecer suporte e ajuda ao enfrentar o vício.
- Clique e conheça os tratamentos disponíveis na Clínica JS Prime.