Tratamento para o Alcoolismo
Na primeira fase do tratamento para alcoolismo, é realizada de forma gradual a desintoxicação alcoólica, indispensável e muito importante já que é necessário limpar o organismo por completo de qualquer resquício de álcool.
O abuso do álcool tem atingido diferentes classes sociais e ambos os sexos. E também, é mais consumido pelo sexo masculino em relação ao feminino. O consumo de álcool está cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de álcool acarreta doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química (que envolve a dependência do álcool) atinge em torno de 10% da população mundial e em pesquisas recentes têm sido apontado que são várias as causas para seu consumo, entre elas biológicas, genéticas, culturais e psicossociais.
Em nossa cultura, tomar uma dose é uma prática associada a alguma comemoração, a momentos bons ou divertidos, e por isso, atrai em especial os adolescentes. Com o tempo, tudo passa a ser motivo para beber, seja por bons e maus momentos, festas de reencontro e de despedidas. O alcoólatra julga usar o álcool para resolver seus problemas, sem se dar conta de que multiplica seus desconfortos físicos e emocionais e passa a depender do álcool para tudo, até para esquecer que é dependente.
O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade. De um aliado nas situações de crise, transforma-se em vilão do dependente e a pessoa que, no início achava que se tornava forte, descobre-se absolutamente fragilizada e merecedora do desrespeito alheio.
Para que tudo isso seja evitado e o paciente volte a socializar-se, gerando bem-estar físico e mental, tanto para ele, quanto para os familiares, é necessário um tratamento.
O tratamento para alcoolismo deve ser planejado, identificando os componentes estruturais do serviço e as etapas envolvidas. A organização interna desse serviço é composta pelo ambiente de tratamento, composição da equipe multiprofissional e o tipo de alcoolismo.
É fundamental ressaltar que o tratamento não deve ser único, mas sim, personalizado de acordo com o perfil de cada paciente, principalmente, com o estágio de dependência do indivíduo.
Entre as formas de tratamento mais indicadas, estão 3 passos fundamentais: aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaída. Estudos também indicam que o apoio da família no processo de tratamento do alcoolista contribui muito com a melhora dos resultados.
Para que tudo isso seja evitado e o paciente volte a socializar-se, gerando bem-estar físico e mental, tanto para ele, quanto para os familiares, é necessário um tratamento.
Nós ligamos
Um especialista entrará em contato.